Os salgados podem variar no modo de preparo e também no recheio e é muito procurado para um lanche rápido ou para servir as mesas dos convidados em festas e eventos. Queijo, carne, calabresa e frango são os sabores tradicionais, mas há quem goste de salgados com tempero e recheio bem diferentes.
Saldadinhos para servir.
Em Uberaba, há uma grande influência árabe na culinária. Mas há espaço também para salgados genuinamente brasileiros. Um deles é o pastel. Sejam grandes ou em tamanhos pequenos, os pastéis chegaram ao Brasil através dos imigrantes japoneses. Originado no Japão, os rolinho primavera tiveram de ser adaptados aos ingredientes disponíveis no Brasil. O pastel começou a ser comercializado após a II Guerra Mundial e logo tomou o paladar dos brasileiros.
O quibe, comida típica do Oriente Médio, também está presente nos 'centos' de salgados em Uberaba. Feito a base de carne moída, trigo especial e ervas para tempero podem ser servidos fritos, cozidos, assados ou mesmo crus. Essa iguaria foi introduzida à cultura brasileira pelos imigrantes sírio-libaneses.
Além do Brasil, as coxinhas são comercializadas somente em Portugal. Inspirados nos croquetes europeus, este salgado é frito, no formato de coxa de galinha. Com o recheio de frango desfiado com catupiry se torna ums das receitas mais famosas de origem brasileira. A coxinha é o salgado em Uberaba mais consumido.
A receita dos risoles saiu do Japão através das mãos de jesuítas, que roubaram e trocaram alguns dos ingredientes. Ao invés de arroz usou-se ovos e adicionou amêndoas como recheio. Com formato de meia lua, os risoles são muito requisitados em festas de aniversários em Uberaba.
Empadas
Sem origem reconhecida, as empadas são consumidas no mundo todo. Antes fabricada em tamanho família, a empada era conhecida como pastelão podendo ser recheados com qualquer tipo de iguaria.
Além destes tradicionais salgados, pode-se encontrar facilmente nas lanchonetes local: pizzas enroladas, cachorros quentes em miniatura, pãozinho de batata e esfiha.