Cerca de 70% do corpo humano é constituído de água. Também está presente em 95% do plasma sanguíneo e de 70 a 85% de cada célula. A água além de hidratar o corpo, regula as funções intestinais, fortalece a imunidade, previne infecções urinárias e contribui no desempenho cerebral. Mas, se a água consumida for inapropriada para beber pode causar inúmeras doenças, como leptospirose, hepatite, esquistossomose entre outras.
Durante muitos anos foram usados filtros com sistema simples, onde eram eliminados apenas os resíduos sólidos. No decorrer dos tempos, os sistemas de filtragem foram se adaptando até chegar aos purificadores de água. Para aqueles já aderiram a essa modernidade, o primeiro passo para o bom funcionamento do aparelho é verificação da água de toda a casa. Ela deve ser devidamente tratada e monitorada pela empresa responsável pelo tratamento de água municipal.
O sistema dos purificadores foi elaborado para realizar mais de uma etapa de filtragem, conseguindo assim, eliminar coloração e odores. O sistema completo retira resíduos sólidos, bactérias, vírus, cistos, além de resíduos químicos como cloro e geosima.
Para se certificar que seu purificador de água é realmente bom, verifique os selos de qualidade através do Inmetro. É este adesivo que garante a eficiência da filtragem. Assim como os filtros de barro, o elemento filtrante dos purificadores também deve ser trocado de tempos em tempos, conforme indicação do fabricante.
Alguns modelos de purificadores de água existentes no mercado
Em 2011, foi desenvolvido no Chile, um dispositivo de baixo custo, capaz de purificar ate as águas mais contaminadas. Este aparelho é capaz de purificar dois mil litros de água a cada 24 horas, consumindo apenas 100 w/h de energia. São 35 litros de água, em uma média, em 5 minutos. Os integrantes de um assentamento, em Santiago, foram os primeiros beneficiados com o sistema de purificação.
É utilizada a tecnologia à base de plasma, que corresponde ao quarto estado físico da matéria. O dispositivo pode captar água de qualquer fonte e através da aceleração da pressão d’água a transforma em fluído semigasoso que será ionizado e transformado em plasma. Quando desacelerada a água volta ao seu estado líquido, durante o processo os agentes microbiológicos morrem inclusive o transmissor da cólera. Esta poderá ser uma solução para salvar vidas, cerca de 6 mil crianças morrem diariamente no mundo, por ingestão de água contaminada.