Ninguém resiste a um pastel feito na hora, com massa crocante e bem recheado. As pastelarias em feiras, trailers ou casas sofisticadas de pasteis são um sucesso. Hoje, é possível encontrar uma lista extensa em opções de sabores, tamanhos e qualidade.
Em todo o Brasil, os pastéis de queijo, frango e carne são os preferidos
Os pastéis, como conhecemos hoje, é uma receita modificada pelos imigrantes chineses quando vieram para São Paulo. Eles começaram a usar matérias primas disponíveis no Brasil, ou seja, recheios típicos da alimentação do brasileiro, como a carne bovina e o frango. Isso ocorreu na década de 40 na capital paulista, propagando para o Estado de Minas Gerais. Em meados dos anos 50, foi a vez do Rio de Janeiro provar tal iguaria e mais tarde, em 1960 todo o Sul brasileiro tomou conhecimento deste produto.
Com testes e modificações de sabores, o cliente pode escolher quantos e quais recheios ele deseja. Por isso os doces começaram a ser inseridos nos cardápios das pastelarias, como banana e canela, chocolate branco e preto, merengue com morango, abacaxi, brigadeiro, goiabada.
Em festas tradicionais de Uberaba, algumas pastelarias presentes disponibilizam recheios adicionais para que o próprio cliente adicione em seu pastel
Os pastéis exóticos, com soja, jiló ou berinjela já conquistaram fãs em todos os lugares. Este último sabor, além da berinjela leva uva passa, castanha de caju e azeitona preta para incrementar o sabor.
Quer experimentar uma receita tradicional e gostosa? Segue a dica:
Vamos precisar de:
1 pacote de massa de pastel
250 gr de frango desfiado
1 Copo de requeijão cremoso
Milho verde a gosto
Azeitona a gosto
Vamos fazer:
Misture todo o recheio
Abra a massa e coloque-o o quanto desejar, mas o suficiente para que a massa não estoure ou abra na hora da fritura
Só coloque para fritar quando o óleo estiver realmente quente
Deixe dourar a massa, mas com cuidado para não encharcar
Deixe escorrer todo o óleo e sirva ainda quente
Bom apetite!