Uma opção prática e fina para recepcionar convidados é uma boa mesa de frios, ela está presente na maior parte dos eventos, seja formatura, aniversários, casamentos, réveillons e nos Natais. Os ingredientes expostos agradam todos os paladares.
Os temperos deve ser a gosto do convidado, por isso deixe para que seja colocado no prato
A mesa pode conter presuntos e mussarelas cortados em cubinhos, queijo prato, minas e provolone (queijos de várias nuances de sabores), azeitona, salaminho, ovo de codorna, tomate seco e temperos finos como azeite e ervas devem estar disponíveis para que cada um possa temperar seu próprio prato. Amendoins, castanhas, amêndoas damascos, frutas secas, e molho agridoce para incrementar a mesa é uma proposta interessante.
A tábua de frios pode ser servida em grandes reuniões ou em encontros caseiros
O casamento dos frios e queijos com vinho, é clássica. Embora não seja tão simples fazer as combinações de todos os vinhos com os tipos de queijos disponíveis, segue algumas regras:
Providencie quatro tipos de vinho para serem servidos:
- Vinho Branco seco
- Vinho Tinto leve
- Vinho Tinto encorpado
- Vinho suave doce
O vinho pode acompanhar desde os aperitivos até o prato principal
As combinações com os queijos são:
- Para os queijos mais suaves - vinhos suaves, tintos e leves.
- Queijos que tem o sabor intermediário – sirvam os vinhos tintos leves, brancos secos ou meio secos.
- Queijos com forte sabor – Deixe-os com os vinhos tintos mais encorpados.
Não se esqueça de servir água mineral com ou sem gás. Cuide para que o vinho fique a 18ºC. Servir pães, de preferência mais leve e bolachinhas de água e sal, também pode enriquecer sua recepção ainda mais.