O mercado de bares, choperias e derivados refletem na economia local. O crescimento do setor aqueceu a concorrência, ocasionando a busca de superação por parte dos proprietários e gerentes. Alguns fatores devem ser analisados e fazem toda diferença, como: o local, que deve ser pensado de modo estratégico atingindo o público alvo. Por exemplo, perto de universidades, de grandes escritórios ou em locais da cidade destinados ao lazer.
Cervejaria artesanal em Campos do Jordão, São Paulo
Antes de qualquer coisa deve-se investigar sobre o setor no município que deseja empreender. Quanto mais informações conseguir obter sobre o segmento, melhor. Esteja ciente de quanto irá custar, efetivamente, o investimento; Quanto, em média será o retorno financeiro, e os valores destinados aos pagamentos e ao lucro. Saiba sobre as possibilidades de ser uma franquia, suas vantagens e desvantagens. Qual a necessidade de giro e as preferências estruturais para uma empresa desse segmento.
Equipamentos novos e de qualidade faz toda a diferença para a produção e ou armazenamento de um chope ou cerveja.
Cervaja feita artesanalmente
O economista, Augusto Vitorino criou há sete anos, em sua casa, uma minicervejaria, que fica no interior de São Paulo. Desde então, tem se dedicado ao hobby, seu esforço é quase profissional. Já viajou oito países com a intenção de conhecer pequenas fábricas de cerveja. A produção artesanal de Vitorino limita-se a no máximo 18 garrafas por edição. Ele possui receitas de cervejas adoçadas no mel, cervejas pretas, mais ou menos fermentadas, servidas geladas ou naturais. Nenhuma para vender, todas são para presentear amigos.
Bares com luzes especiais e shows ao vivo são mais atrativos aos boêmios
Para quem quer entrar no ramo de choperias e bares, é importante ter conhecimento crítico e analítico do mercado. Podem-se implantar diferenciais, como música ao vivo, som ambiente e investir na decoração, Os estabelecimentos com estilos retrô e vintage fazem sucesso nas choperias mais badaladas do país.