A cerveja é uma bebida alcoólica que está presente nas mesas de confraternizações em todo o mundo, seja em barzinhos, baladas, aniversários ou até no jogo de futebol. Os happy hour (hora feliz) são o encontro após o trabalho para consumir, preferencialmente, bebida a base de cevada.
A cerveja é a bebida alcoólica mais consumida no Brasil
A produção da cerveja se dá em três processos:
- Mostura: é um processo realizado para reduzir energia nas cervejarias e, é neste momento definida as características de uma boa cerveja. Nele ocorre a diminuição do amido e proteínas e a oxidação dos lipídios e polifenóis. Possui duração de duas a cinco horas.
- Fervura do mosto: rico em açúcares a fervura dura de uma a duas horas. Durante o lúpulo é em quantidades pequenas e em momentos variados, ele tem a finalidade de agradar o paladar adicionando o amargor e o aroma. Por fim o mosto é desagregado ao lúpulo e resfriado.
- Fermentação: o fermento é acrescentado ao mosto para nesse momento ser convertido em cerveja. Existem diferente processos de fermentação, confira dois deles:
Ale: dura de cinco a dez dias, sempre com temperaturas entre 16 a 21ºC;
Lager: mais duradouras, deve estar com a temperatura inicial de 10 a 13ºC. Depois a cerveja deve ser deixada em maturação a 1ºC
Após qualquer um destes processos, a cerveja é carbonatada e envasada.
As cervejas são divididas em três famílias:
A cerveja é uma das bebidas alcoólicas mais antigas desenvolvida pelo ser humano
- Lagers: essa família é através do tipo de fermento utilizado, normalmente são as cervejas de baixa fermentação. Possuem variações de cor escura, mas normalmente são douradas e filtradas, como a pilsen, que possui amargor baixo.
- Ales: são as famílias de alta fermentação, são de paladar frutado e encorpado, como as cervejas stout que tem o malte torrado. A cerveja é de coloração escura e tem um amargor médio.
- Lambics: são de fermentação espontânea. A sensação ao ingerir é de um vinho espumante e todas elas são de sabores distintos. Possui adição de açúcar.
Dentro das três famílias, há grandes variedades de tipos. Na Bélgica, por exemplo, o mercado dispõe de 365 tipos de cervejas.