Câmara Municipal de Uberaba
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A Câmara Municipal de Uberaba foi criada devido à elevação do então Arraial de Santo Antônio e São Sebastião em vila em 22 de fevereiro de 1836. Os primeiros vereadores foram escolhidos por uma lista recheada de fazendeiros e homens influentes da época. A mesa da câmara foi composta por juízes, fazendeiros, poeta e Ministro.
Todos os gabinetes ficam na Rua Tristão de Castro, 204, na área central de Uberaba. A sede física atende todos os cidadãos e é dividida em três pavimentos: 1º andar é o Hall de entrada (secretária, caixa eletrônico, acesso para pessoas com necessidades especiais, administração, diretor, seis gabinetes, sala para reunião e banheiro), 2º andar (acesso através das escadas aos oito gabinetes, cozinha, Xerox, banheiros) e Subsolo (garagem oficial, ar condicionado, depósito e escritório para motoristas).
Cada setor da câmara municipal de Uberaba possui um diretor e suas responsabilidades, são elas:
- Administração dos gabinetes;
- Administrativo: este é responsável pela conservação dos materiais usufruídos pelos funcionários, assim como os vereadores, também no bom funcionamento dos serviços de telefonia, segurança e outros serviços disponíveis na Câmara;
- Cerimonial: responsável pela realização de todos os eventos da Câmara indo desde os cerimoniais às reuniões e homenagens;
- Almoxarifado: planeja, organiza e mantêm as mercadorias necessárias para abastecer os serviços disponíveis em todos os pavimentos.
- Comunicação social: comanda, além das informações referentes ao legislativo, a TV Câmara. Todos os cargos são ocupados por jornalistas formados.
- Controladoria Geral: fiscaliza o orçamento, financeiro e patrimônio, analisa as licitações, executa auditorias, cuida da folha de pagamento e outras ações.
- Diretor Geral: propõe melhorias, executa ações provindas da presidência e cumpri instruções.
- Documentação e Pesquisa: cuida do arquivamento de documentos e contribui para a cidadania. Atende a comunidade quando o assunto é pesquisas bibliográficas referente a legislação municipal.
- Gestão Contábil e Orçamentária: confeccionar processos, prestação de contas anuais, conferir pagamentos e zelar por eles.
- Gestão de Recursos Humanos: efetiva e exonera os colaboradores da câmara, além de ser responsável por todas as ações referentes ao tramites.
- Informática: mantém toda a parte tecnológica do prédio da Câmara em boas condições e executa os reparos quando necessário.
- Legislativo: são compostos por três assessores do legislativo, um assessor executivo e um técnico de áudio. Cada um deles executa funções específicas, mas com a mesma finalidade.
- Licitação: elabora e analisa documentos feitos para licitações de todo o prédio.
- Pagamentos e Finanças.